Dicas de Aplicativos

Neste texto* você encontrará várias dicas de aplicativos.

Conheça um pouco sobre alguns aplicativos para iOS (iPad e iPhone) e Android, indicados por Adriana Beatriz Gandin, que podem ser utilizados na sala de aula:

Wikipédia: A maior enciclopédia colaborativa on-line conta com aplicativos nativos para os dois sistemas operacionais e traz as mesmas funcionalidades que sua versão web.

Kindle/iBooks: Ambos aplicativos são dedicados ao armazenamento de livros, jornais e outros documentos de texto. “[O iBooks] também permite o armazenamento e organização de textos no formato PDF”, destaca Adriana Gandin. O iBooks é para iOS, e o Kindle é para Android.

Skitch: Em vez de utilizar o quadro negro, por que não ter uma lousa digital na palma de sua mão? O Skitch transforma o seu tablet ou smartphone justamente nisso e ainda permite a captura de imagens da internet, a utilização de mapas e a realização de anotações.

50 línguas: Disponível para ambas as plataformas, esse app traz atividades e arquivos audiovisuais que permitem o ensino de até 50 línguas estrangeiras. O aplicativo corresponde aos níveis A1 e A2 do Quadro Europeu Comum e permite até 1.600 combinações diferentes de línguas.

Twitter, Facebook, Pinterest: Essas três redes sociais contam com aplicativos nativos e gratuitos tanto para iOS como para Android. A interface de cada um é bastante simples e traz praticamente todas as funcionalidades das versões web.

Talking Gina the giraffe, Talking Tom the cat: Aplicativos ideais para as crianças, eles gravam e repetem tudo que é falado perto do aparelho. Indicados por Adriana para trabalhar ritmo com os pequenos.

Aplicativos de jornais e revistas: É possível encontrar vários. São essenciais para o trabalho com fatos do cotidiano e assuntos que possam ser debatidos em sala de aula.

Safari, Android Robot e Google Chrome: São os navegadores de internet mais populares para aparelhos móveis, trazendo as mesmas funcionalidades de suas versões para computador. O único disponível para ambas as plataformas é o Chrome; o Safari é exclusivo para iOS, e o Robot é exclusivo para Android.

Google Drive: Apesar de contar com uma versão mobile, acessada pelos navegadores, o armazenador de documentos do Google também traz uma versão em aplicativo, que permite acessar os arquivos guardados e também criar novos documentos de texto, planilhas, apresentações, etc. “Na minha opinião, é uma excelente ferramenta para realizar pequenas pesquisas de opinião e/ou de conteúdo com alunos e/ou professores”, afirma Adriana.

Toontastic: Aplicativo exclusivo para iPad e dedicado às crianças. O foco do app é na criação e compartilhamento de desenhos e animações. “Permite que as crianças criem as histórias e narrem com sua própria voz”, completa Adriana.

Whiteboard: Disponível para iOS e Android, é um aplicativo voltado para “desenhos colaborativos”, conectando os aparelhos

 

Onde encontrar mais aplicativos?

Além desses aplicativos citados, é possível encontrar muitos outros, tanto na App Store (“aplicativo-loja” nativo do iOS), no iTunes (programa para computador que gerencia iPad, iPhone e iPod) e no Google Play (loja de aplicativos para Android). A Apple hoje já disponibiliza mais de 700 mil aplicativos diferentes, e o Google fornece 675 mil apps distintos em sua loja virtual. Portanto, com tantas ferramentas à sua disposição, certamente é possível encontrar um ou vários aplicativos que estejam de acordo com a sua necessidade.

 

* Texto escrito por Fabio Torres e publicado na revista Profissão Mestre, nº 158, novembro de 2012.

Baixe o app e leia a Revista Profissão Mestre by Humana Editorial ~> http://t.co/lEQq7L3V

 

Comments

  • Parabéns e Obrigada por compartilhar com os internautas essas valiosas dicas. abs

    Marlete Gut22 de dezembro de 2012
  • Os aplicativos indicados sao os básicos….achei que encontraria aplicativos para educação infantil com apostilas interativas e estimulação. Seria um texto mais interessante.

    Natalia22 de janeiro de 2013
  • Olá, Natalia! Obrigada por seu comentário.
    Neste post estão sugeridos apps mais genéricos (que poderão ser utilizados por diferentes faixas etárias).
    Além do que enviamos, via e-mail, diretamente para você, podemos sugerir a leitura do post http://www.ipadnasaladeaula.com.br/dicas-de-aplicativos-para-ipad/ que está no nosso blog também. 😉
    Continue participando!

    Adriana Gandin25 de janeiro de 2013
  • Estou precisando de um app que auxlie na elaboração do plano de aula.

    João9 de fevereiro de 2013
  • Olá, João!
    Estamos trabalhando num app deste tipo. Nossos desenvolvedores já estão trabalhando nele.
    Não temos conhecimento de alguém que tenha feito um app assim. Existem alguns para alunos, mas para professores ainda não.
    Assim que o novo app estiver disponível, avisaremos!
    Adriana Gandin

    Adriana Gandin10 de fevereiro de 2013
  • Gostaria de saber como recebo senha para outras áreas do site, assim como receber treinamentos para trabalhar com os aplicativos em sala de aula.

    Adriane28 de setembro de 2013
  • Olá, Adriane!!
    Normalmente fazemos formação para grupo de professores de escolas. Mas há a possibilidade de cursos individuais ou em pequenos grupos também. Entre em contato conosco, via e-mail, contato@eades.com.br 😉

    Adriana Gandin13 de outubro de 2013

Oi!! Gostou?! Não gostou?! Conte pra gente!! ;-)