Participação no 20º Educar/Educador

Adriana Beatriz Gandin, diretora pedagógica no projeto iPad na sala de aula, ligado à EADes Envolvimento Humano, também defende a formação de professores. “É fundamental aproveitar o conhecimento prévio de cada professor, incentivando projetos e atividades que contemplem um melhor aproveitamento das experiências que os alunos têm em suas vidas, com a internet, vídeos, músicas, redes sociais e jogos, coisas pelas quais se interessam”, diz.

Para Adriana, é fundamental entender que o tablet é uma ferramenta de apoio ao professor e ao aluno. “Ambos podem realizar muitas atividades e montar projetos interdisciplinares com o uso do tablet”, acredita. Entre algumas ações que podem ser desenvolvidas, a educadora destaca: utilizar inúmeros aplicativos para o trabalho com temáticas e/ou conteúdos específicos; criar e ler textos e livros digitais; elaborar e projetar vários tipos de apresentação de slides; pesquisar na internet e em aplicativos de jornais e revistas; escrever textos; tirar e editar fotos; criar vídeos; fazer diferentes gravações; criar conteúdos para blogs, compartilhar ideias; comunicar-se com alunos e profissionais em outras escolas; e muitas outras possibilidades, não apenas na sala de aula ou no ambiente escolar, mas em visitas de estudo, aulas ao ar livre etc.


Para mais informações sobre esse assunto, acesse dois artigos escritos pela educadora Adriana Gandin.

Confira a PROGRAMAÇÃO do 20º Educar/Educador.
Crédito da Notícia: Jornalista Brisa Teixeira / Parceira da Presença – Comunicação EducacionalFoto: Divulgação
Texto original publicado em http://www.futuroeventos.com.br/educar/noticias/uso-tablet-em-sala-de-aula-sera-tema-de-mesa-redonda-na-20a-educar/

 

Comments

  • Sou formada em pedagogia e me apareceu oportunidades bem diversificadas ao longo do tempo o que me deu um olhar amplo diante da educação, já lecionei na educação de jovens e adultos, para cursinho pré vestibular e educação infantil, tive bastante participação em cursos, mesas redondas, palestras, oficinas e cursos de extensão além de eventos.

    Rubin Alvarado6 de junho de 2013
  • 32-Vídeos: você pode armazenar vídeos de aulas , palestras ou outros conteúdos relevantes para criar uma videoteca virtual acessível para os alunos e pais.

    Tamara Blankenship13 de junho de 2013
  • de como trabalhar um vídeo em sala de aula. O texto “O vídeo na sala de aula” é de José Manuel Moran. Para ler o texto na íntegra O vídeo na sala de aula .

    Mattie Mcdowell21 de junho de 2013
  • Uma das formas mais interessantes de trabalhar hoje colaborativamente é criar uma página dos alunos, como um espaço virtual de referência, onde vamos construindo e colocando o que acontece de mais importante no curso, os textos, os endereços, as análises, as pesquisas. Pode ser um site provisório, interno, sem divulgação, que eventualmente poderá ser colocado a disposição do público externo. Pode ser também um conjunto de sites individuais ou de pequenos grupos que se visibilizam quando os alunos acharem conveniente. Não deve ser obrigatória a criação da página, mas incentivar a que todos participem e a construam. O formato, colocação e atualização pode ficar a cargo de um pequeno grupo de alunos.

    Shauna A. Hopper7 de julho de 2013
  • • Português – literatura através da leitura e do registro que ele terá que fazer.

    Carol Jefferson11 de setembro de 2013

Oi!! Gostou?! Não gostou?! Conte pra gente!! ;-)