Perguntas e respostas sobre o iCloud…

1. Quais são as funções básicas do iCloud? Como ele funciona, de modo geral?
O iCloud é uma ferramenta que serve basicamente para armazenamento e sincronização.
Armazena arquivos (textos, planilhas, apresentações) e sincroniza fotos, contatos, e-mails, calendários e arquivos em todos os meus dispositivos da Apple.
Para conhecer todos os recursos e as possibilidades que o iCloud oferece, sugiro a leitura da página http://apple.com/br/icloud

2. É possível transferir arquivos por meio do iCloud para aparelhos que não sejam da Apple?
Sim. É possível visualizar e fazer upload e download de arquivos (textos, planilhas, apresentações) em um computador com Windows. É possível, por exemplo, fazer download de arquivos de texto em formato PDF, Pages e Word.
Os calendários e os contatos podem ser editados no endereço http://icloud.com
As fotos só podem ser visualizadas e sincronizadas utilizando dispositivos que sejam da Apple.

3. Pode-se dizer que o iCloud seja uma espécie de pen drive invisível, válido somente para produtos da Apple?
Pode-se dizer que sim, mas sou mais otimista e acredito que o conceito de nuvem é bem maior do que apenas armazenamento. Utilizo alguns aplicativos como calendário, contatos e principalmente o FIND my iPhone ou BUSCAR meu iPhone. Este último é o surpreendente software que localiza todos os dispositivos Apple que eu possuo cadastrados na minha conta (ID) Apple, via geolocalização. Todos são aplicativos virtuais que estão integrados no iCloud, acredito que no futuro muitos outros Apps possam funcionar desta maneira ou sejam desenvolvidos para as famosas nuvens, pois isto é uma tendência.
Concluindo, é isso (um pen drive invisível) e muito mais, pois permite a sincronização de todos os meus dispositivos Apple, como iPad, iPod, iPhone, iMac e MacBook, e ainda cuida da segurança de meus dados e dispositivos.
Como dito anteriormente, é possível armazenar textos, planilhas e apresentações que poderão ser visualizados e editados nos dispositivos da Apple e em um PC com Windows, via internet, no site http://icloud.com

4. Quando o iCloud foi anunciado, a sincronia entre ele e a loja iTunes ainda não estava disponível no Brasil. Esse panorama já mudou?
Não é possível acessar a loja iTunes, da mesma maneira que nos Estados Unidos, com uma conta (ID) Apple brasileira para comprar músicas e vídeos. Somente alguns podcasts e artigos do iTunes U podem ser baixados com uma ID Apple na loja brasileira. Ainda engatinhamos no conceito de podcast, mas já ouvimos falar de canais alternativos que falam de produtos como da indústria farmacêutica, acompanhado de músicas e vídeos tipo umas rádios alternativas, programas de bate-papo sobre temáticas específicas. Quem sabe um dia chegaremos no modelo de adquirir séries e filmes, shows e muito mais, comprados com uma conta (ID) Apple Brasil como é comum nos Estados Unidos.

5. Quais são as particularidades do iCloud, em relação ao conceito de computação nas nuvens, de modo geral?
Usabilidade, facilidade de configuração, integração de uma conta, sincronização de dispositivos, relatórios e gerenciamento facilitado. Estas são algumas das principais particularidades do iCloud. Na minha opinião, a diferença está em ter minhas fotos, documentos e principais informações, de calendários e de contatos, sincronizados em todos os meus dispositivos da Apple.

6. Qual a tendência de o conceito de iCloud tornar-se padrão para demais projetos e conceitos de cloud computing?
O conceito cloud computing, computação em nuvem, tem como principal característica o armazenamento de dados, porém, como tudo da Apple, o uso parece ser de uma forma muito fácil e transparente. Não se tem a sensação que estamos em diversos dispositivos, a Apple tem essa capacidade de transformar tecnologia em um mundo simples e funcional, de maneira organizada e prática onde não precisamos ser técnicos para compreender a lógica do sistema. Intuitivamente um usuário, com pouco mais de algumas horas de utilização, sente como se navegasse neste espaço há mais de 20 anos. Por isto, acredito que o iCloud tem grande chance de se tornar um case de Cloud Computing de grande sucesso no mundo da tecnologia da informação.

Este texto foi publicado também em iHelp BR & iPod School

Oi!! Gostou?! Não gostou?! Conte pra gente!! ;-)