Por que usar o iPad na Educação?!

Fonte: http://i2.wp.com/www.onlineuniversities.com/wp-content/uploads/2012/02/school-ipad/school-ipad.jpg?resize=490%2C245By Paulo Alexandre

Sabemos que o iPad ocupa um novo espaço na tecnologia pessoal, mesmo que ainda não definido, pois ele se encontra entre smartphones e portáteis como notebooks e desktops. O fato é que ao longo do tempo ele será referência no ambiente educacional, o que é muito positivo, tanto para o aluno, como para o professor e a escola.

Veja abaixo 6 características que deve-se considerar para adotar o iPad no ambiente de sala de aula:

1. Ele ajuda a personalizar o aprendizado através de aplicativos desenvolvidos para fins específicos. Também possibilita a adaptação a novos conteúdos, situação muito comum nos dias de hoje. A partir do iPad a escola pode desenvolver um aplicativos personalizados para alunos, professores e até para o departamento administrativo.

2. Sabe quando tempo se perde tentando fazer login? E quando a rede da escola cai? Pois é, o iPad pode armazenar todos os aplicativos que o aluno precisa para o dia, semana ou mês. Claro que a rede Wi-Fi é muito importante, mas a falta dela não é um impeditivo para a continuidade de uma aula por exemplo.

3. Muitas vezes para resolver pequenos problemas no cotidiano, os professores são dependentes de técnicos. O iPad pode ser o inicio de uma grande economia para a escola, pois precisa de pouca ou nenhuma manutenção. A instalação de software é muito simples, rápida e fácil. Isto é importante porque coloca o professor, aluno e escola no controle de sua tecnologia.

4. Muitas escolas mantém uma sala da informática, e para ter acesso a ela as crianças são conduzidas em grandes grupos ao longo do corredor, só para usar os computadores. Além de ser complicado, todo esse processo é demorado, o que pode ser prejudicial para o desempenho dos alunos. Por ser mais acessível o iPad facilitaria muito, não só para o professor, mas para o aluno que ganha em conteúdo e a escola em produtividade.

5. Por possuir uma memória flash, o processamento do iPad é muito bom. Isso facilita, não só na hora de executar uma tarefa, mas também no hora de ligar o dispositivo. É notável como o iPad inicia rapidamente seu sistema operacional, se comparado com um notebook ou desktop convencional.

6. Já é comprovado que o iPad desenvolve habilidades cognitivas, motoras, visuais e sociais. Do ponto de vista pedagógico, é de extrema importância.

Considerações finais

Se eu fosse falar de todas as vantagens e possibilidades do iPad na educação, ficaria um bom tempo escrevendo. O propósito desse artigo é simples e puramente mostrar como a tecnologia pessoal pode ajudar no desenvolvimento da nossa sociedade, mas para isso precisamos explorá-la.

Espero que tenha gostado do artigo. Fique a vontade para nos seguir nas redes sociais, você é nosso convidado.

Forte abraço e até a próxima!

Paulo Alexandre

Apple Specialist

Blog do Super Apple

 

Comments

  • O ipad é uma otima ferramenta mesmo e além do mais, para os que podem possuir um ipad, ele ainda substitui o caderno. Eu nao uso mais cadernos e levo muito menos peso na mochila. Só acho que o preço tem que ser mais acessível para isso acontecer. Outra coisa é o governo disponibilizar valores para as instituições comprarem aplicativos para o ipad. Eu participo de um programa de extensão da minha faculdade (UFCSPA) chamado Contação de historias em ambiente hospitalar, no qual possui dois ipads (um dos primeiros, se não o unico programa de extensao a possuir ipads), enfrentamos um problema, que é o de possuir verba para o pagamento de aplicativos; verba que ainda não existe.

    Gostei muito da sua publicação e reforça ainda mais da importância de investimentos nessa área para enriquecer a educação, além de ser um atrativo aos jovens.

    Parabéns!

    Att, Raphael Lompa

    Raphael Lompa27 de dezembro de 2012
  • Muito legal, Raphael!!
    Você poderia escrever um texto contando a sua experiência com os iPads na contação de história para publicarmos aqui no blog. O que acha?! 😉

    Adriana Gandin27 de dezembro de 2012

Oi!! Gostou?! Não gostou?! Conte pra gente!! ;-)