Professor se torna mediador

By Pablo Hernandez, Jornal O Popular

Com o desenvolvimento e aplicação das novas tecnologias em sala de aula, o papel do professor passa a ser questionado e precisa evoluir. De acordo com a mestre em educação Ingrid Strelow, o professor precisa de tempo para conhecer e utilizar as tecnologias, buscando reconhecer os melhores usos de cada ferramenta em cada situação.

“É importante pensar urgentemente em coautoria, criando uma nova dinâmica de interação em sala de aula. Compartilhamento e parcerias são as palavras do momento. O papel do professor é mediar, filtrar e aprofundar as informações, ajudando os alunos a pensar na relevância das informações de cada texto lido. Essa mudança de atitude nem sempre é fácil para escolas e professores”, afirma.

Ingrid analisa que, de uma certa forma, o “poder” do professor, como único detentor do saber, está sendo questionado também. “Não é mais possível ficar com os alunos quietos, tendo em sala de aula um atrás do outro o tempo todo. Eles precisam aprender não somente com professor, mas com os colegas e com qualquer pessoa que tenha algo a lhes ensinar”, diz.

 

Oi!! Gostou?! Não gostou?! Conte pra gente!! ;-)