Revista Eletrônica no iPad

by Cláudia de Freitas Campos *

Os enormes avanços tecnológicos trouxeram mudanças expressivas no campo da educação e, frente a esta realidade, os professores tiveram que descobrir novas maneiras de dialogar com seus alunos, cada vez mais conectados e detentores de uma nova linguagem: a linguagem digital.

São diversas as possibilidades para trazer a tecnologia para dentro da sala de aula, uma delas é por meio dos tablets – iPad. Os professores devem estar aptos a manusear os tablets corretamente, e conhecer as possibilidades de explorá-los em sala de aula, como atividade pedagógica.

O Colégio Mãe de Deus (Porto Alegre/RS), sempre atento às inovações e preocupado com a qualidade de ensino, possibilitou aos seus educandos do 5º ano do Ensino Fundamental, neste ano de 2012, a utilização dos iPads em sala de aula. No primeiro momento, os professores foram instrumentalizados** quanto ao manejo e ao uso dos aplicativos que o aparelho dispõe. Em seguida, a formação estendeu-se aos alunos, que levaram o equipamento para a sala de aula, utilizando-o em diversas situações de aprendizagem.

Entre as possibilidades de uso dos tablets, em sala de aula, elenca a utilização de inúmeros aplicativos para o trabalho com conteúdos específicos; a realização de vários tipos de apresentação; pesquisa na internet; elaboração de textos, fotos e vídeos e criação de projetos interdisciplinares, entre outras.

Para expressar o conhecimento adquirido, os alunos criaram uma Revista Eletrônica com alguns conteúdos trabalhados ao longo deste ano.

* A autora do texto, Cláudia de Freitas Campos, é Coordenadora Pedagógica do Colégio Mãe de Deus. Este texto é parte integrante da Revista Eletrônica do 5º Ano do Colégio Mãe de Deus, Porto Alegre/RS.

** Os professores do 5º ano do Colégio Mãe de Deus foram instrumentalizados pela equipe do projeto iPad na sala de aula, participando de vários encontros e oficinas, durante o ano letivo de 2012 (grifo nosso).

Confira as FOTOS do Lançamento da Revista Eletrônica do 5º ano. 😉

 

 

Oi!! Gostou?! Não gostou?! Conte pra gente!! ;-)