Treinamento é preciso

By Sérgio Miranda *

Trazer o iPad para a sala de aula não é tão simples quanto parece. É preciso, antes, entender como ele pode ser útil como ferramenta educacional. Em 2010, Adriana Gandin, Ingrid Strelow, Paulo Lima Jr., e Daniel Martins, montaram uma empresa para oferecer às escolas treinamento para usar dispositivos móveis. “A ideia é ajudar as escolas a organizar a implantação dessas ferramentas”, explica Adriana, mentora do projeto iPad na Sala de Aula (www.ipadnasaladeaula.com.br).

Tudo começa com uma conversa com o gestor da escola para traçar um planejamento. “Só depois começamos a trabalhar com os professores, desde a parte técnica, passando por um treinamento básico”, conta.

Após este processo ambientação que começa trabalho pedagógico. “A ideia não é fazer um diagnóstico ou dizer que tudo que foi feito até agora está equivocado, mas valorizar o que existe e até dar uma injeção de autoestima para o professor”, conta Ingrid Strelow.

Mesmo depois de passada a fase de treinamento, o acompanhamento continua. “Esses professores, além de se tornarem multiplicadores, acreditam que é possível aprofundar mais. E por interesse deles, participamos de outras discussões, sobre ética, redes sociais. São assuntos da realidade deles”, comenta Adriana.

O projeto iPad na Sala de Aula não é exclusivo para escolas tradicionais. “Na indústria farmacêutica também há muitas oportunidades de treinamento. O representante que visita o médico não pode ser um papagaio de pirata, repetindo um discurso que tal medicamento é bom. O médico não acredita mais nisso. Tem que ser uma pessoa atualizada, que usa as novas tecnologias, como iPad e iCloud para se aprimorar”, finaliza Ingrid Strelow.

* Sérgio Miranda é editor-chefe da revista MacMais. Este texto foi originalmente publicado na revista MacMais, nº 79, dezembro de 2012. Adriana Gandin e Ingrid Strelow conversaram com Sérgio Miranda, na redação da revista MacMais.

Comments

  • Twitter está saturado o no disponible temporalmente. Inténtalo de nuevo o visita Estado de Twitter para más información.

    Fletcher A. Ortega22 de junho de 2013
  • Twitter está saturado o no disponible temporalmente. Inténtalo de nuevo o visita Estado de Twitter para más información.

    Lucas K. Greene2 de julho de 2013

Oi!! Gostou?! Não gostou?! Conte pra gente!! ;-)