Utilizando o Acesso Guiado

Em muitos momentos, os professores ficam receosos com o uso de tablets em sala de aula porque não terão “controle” da navegação de seus alunos. Quando os dispositivos são da escola, é possível fazer uma série de restrições que ajudam o professor a superar esse medo inicial. O iPad possui algumas restrições interessantes e fáceis de utilizar. Você pode verificar no app Ajustes: Geral | Restrições.

Com a atualização para o iOS 6, um outro recurso foi disponibilizado. Trata-se do “Acesso Guiado”. Com ele ativado é possível que professores e pais façam a restrição de navegação no dispositivo (iPad, iPod e iPhone) para que a criança ou o adolescente utilize somente um único aplicativo. Para descrever esse novo recurso decidimos recorrer ao texto publicado no blog BR-Mac que gentilmente nos autorizou a publicação. Confira, no texto abaixo, a explicação de como utilizar esse interessante recurso.

Essa opção é uma boa novidade para pais, tios e padrinhos (e professores) que já fizeram a atualização do iPad para o iOS 6: o novo modo “Acesso Guiado” permite bloquear o iPad em um único app, e até mesmo desativar determinados botões ou áreas da tela do app em questão antes de entregar o iPad a alguém.

20121006-165722.jpg

Para usar, primeiro é preciso deixar habilitado o recurso, no app Ajustes, tocando em Geral | Acessibilidade | Acesso Guiado, ativando (como na tela acima) e definindo o código, que é a senha de 4 dígitos que você não deve esquecer e que permitirá sair do modo Acesso Guiado quando você ativá-lo.Depois disso, para aumentar a possibilidade de desativar determinadas áreas da tela quando necessário, é bom também bloquear a rotação automática de tela (aquele recurso que gira a tela automaticamente se você segura o iPad “em pé” ou “de lado”), pois ele naturalmente muda os botões de posição quando usado, tornando potencialmente ineficaz o bloqueio.

20121006-171428.jpg

Uma das maneiras de fazê-lo é pela barra multitarefa: clique 2 vezes no botão Home do iPad, e arraste para a direita a barra que aparece na base da tela, onde inicialmente aparece a lista dos apps mais recentemente usados. Você verá uma barra como a da imagem acima, e a trava de rotação (para ativar e desativar quando quiser) é o ícone da esquerda.

20121006-171632.jpg

Agora seu iPad estará pronto para usar o modo Acesso Guiado. Quando você desejar ativá-lo, pressione 3 vezes o botão Home (o da imagem acima), e você será levado a uma tela de configuração simples, que mostra uma miniatura da tela do app ativo na qual você pode fazer círculos ao redor das áreas que deseja desativar, e pode também (opcionalmente) configurar se devem permanecer ativos o sensor de movimento e os toques na tela.Aí é só pressionar o botão Iniciar (no alto à direita da tela de configuração do Acesso Guiado) e entregar o iPad, acompanhado das instruções usuais: não arremessar, não bater, não molhar, etc.Ao recebê-lo de volta, mais 3 cliques no botão Home permitem digitar a senha que o leva novamente à tela de configuração do modo Acesso Guiado, e nela você pode optar por Cancelar (botão do alto, à esquerda), ou fazer ajustes na configuração e voltar ao bloqueio.E as mesmas instruções servem também para bloquear o iPhone e o iPod Touch ツ

O texto original e completo você encontra em iPad x crianças: como travar o iPad em um único app

 

Comentários Fechados